Dançar com crianças
É a minha área e estou a escrever um post sobre ela pela primeira vez aqui no blog (Yupiii).
Bem, quem não acha piada a ver miudos a dançar?
Eu venho contar-vos uma peripécia que aconteceu comigo nas aulas que dou.
Há dois anos comecei a dar aulas, depois de alguns cursos e tive uma aluna com 5 anos, o limite mínimo daquele grupo, e sabem quando dá vontade de rir, mas não podemos porque perdemos a credibilidade? Era o que me acontecia cada vez que lhe dava aulas, era um máximo!
Eu sou muito expressiva, sinto o que estou a fazer e todos que estamos inseridos numa área relacionada com a arte, porque a dança pertence à arte e ao desporto, temos que ter uma veia para a interpretação e mostrar aos que nos vêem, ao público, o que queremos transmitir. Há coreografias que fazem chorar, outras que nos põem um sorriso na cara e tudo isto para dizer que as crianças por vezes têm a tendencia de imitar os adultos.
Sou também super exigente com os meus alunos, gosto das coisas bem feitas e gosto de entender que eles estão ali por gosto, por paixão e não porque sim, porque tem que ser, porque os pais dizem ou porque têm amiguinhos, gosto de perceber que são eles que querem dançar e essa menina, ainda hoje se mantém nas minhas aulas, ela é daqueles que gostam verdadeiramente de dança e tem jeito!
A criança com 5 anos imitava todas as caras que eu fazia para o espelho, era uma comédia, ela interessava-se tanto a dançar e a juntar as expressões faciais que acabava por se colar ao espelho e sair da linha imaginária que lhe pertencia e organizava o grupo. Por vezes tinha que a chamar a atenção para ela estar atenta e alinhar quando tinha que ser e ela fazia-o, mas passado um pouco já estava colada no espelho e eu ficava com as gargalhadas presas. Nas pausas para beber água, o passatempo dela, com aquela idade, era estudar as caras que ia fazer e os movimentos... Hoje dança muito bem e é muito engraçado como as expressões já lhe saem naturalmente.
Acho que só vendo é que entendiam o que estou a dizer, imaginem uma criança em frente a um espelho a estudar as caras e a fazer um sorriso e de repente uma expressão "maléfica", depois fazia um movimento e juntava-o a uma cara com um beijinho, depois piscava o olho e sorria, logo a seguir voltava à cara maléfica com outro movimento....
Conseguiram imaginar? Era isso que eu assistia, como não rir? Era cómico e muito fofo ao mesmo tempo, acreditem! Se puderem dancem com os vossos filhos, que a dança com crianças só nos proporcionam momentos divertidos, bonitos, ajuda-os a coordenar e a libertarem-se, aproveitem!
Espero que tenham gostado!
Beijinhos
A Manchadita